Aviso: Esse texto é um material de apoio complementar aos nossos podcasts.
Escute o Podcast  “Naoko Takeuchi ft Letícia Cosmos”

Hoje vamos falar sobre Naoko Takeuchi, autora de Sailor Moon e como seu trabalho inspirou e influenciou não somente toda uma geração de jovens mas também de autores e autoras.

A origem de Naoko:

Naoko Takeuchi, nasceu em 1967 em Kofu – Capital da província Yamanashi-ken (a oeste de Tokyo). Antes de se tornar uma autora de mangás, Naoko Takeuchi se formou em Química na Kyoritsu University of Pharmacy, e tornou-se farmacêutica licenciada.

No ensino médio, ela também tinha um grande interesse em astronomia, geologia e trabalhou como sacerdotiza no templo xintoísta Shiba Daijingu. Todas essas experiências se tornaram inspirações para personagens e temas nas obras literárias de Naoko, principalmente em Sailor Moon.

Naoko é casada com outro artista de mangá, criador de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter, Yoshihiro Togashi. O casal tem dois filhos juntos e moram em Tóquio.

Inspirações:

Patinação no gelo:

Chieri foi muito inspirada na patinadora Midori Ito. (Fonte: Montagem própria)

Durante todo o processo  de “The Cherry Project”, Naoko Takeuchi escreveu notas nas suas publicações sobre a observação da sua patinadora preferida, Midori Ito, nos Campeonatos Mundiais de 1991 e 1992 nos Jogos Olímpicos de Albertville. O amor de Naoko Takeuchi por Midori Ito inspirou-a a modelar o seu protagonista, “Chieri” em sua patinadora favorita. Muitas das roupas e performances de Chieri são baseadas nas rotinas e trajes de Midori Ito.

As transformações de Sailor Moon também são bem inspiradas em Patinação e até Balé. Inclusive, o sapato de colegial da Usagi é um sapato tradicionalmente usado para dança.

Takarazuka:

Sailor Mars se amarra num Takarazuka by boatos. ( Fonte: Sailor Moon)

O teatro Takarazuka é uma tradição centenária no Japão, apresentando performances femininas em papéis tanto de homens quanto mulheres, com muitas performances musicais famosas e originais (inclusive de Sailor Moon, fica a dica).

Atingiu um pico de popularidade nas décadas de 1980 e 1990, e a popularidade desse estilo de teatro continua até hoje. Quando Naoko Takeuchi publicou “The Materials Collection” em 1999, ela fez referência aos personagens Haruka Tenou e Michiru Kaiou sendo ambos baseados nas atrizes do Takarazuka, embora ela não tenha especificado quais.

Moda:

Naoko se inspirou em muitos looks de passarela para suas personagens.

Naoko Takeuchi escreveu em suas notas para Sailor Moon sobre o quanto ela adora moda de alta costura. E o amor dela por isso encontrou o seu caminho em muitas peças de arte diferentes de Sailor Moon. O usuário do Tumblr fukufashion fez um excelente trabalho ao compilar ilustrações de Naoko Takeuchi e compará-las com peças de pista do início dos anos 90. Existem muitas semelhanças impressionantes!

História da Arte:

William Blake v. Naoko Takeuchi

Considerações Finais:

Esperamos que tenham gostado de conhecer mais sobre essa incrível autora e mulher que Naoko é e suas inspirações. Ela construiu um legado e inspirou muitas outras mangakás a continuarem na indústria além de inspirar sua legião de fãs.